A Etec Jaú foi criada nos anos 70 e está instalada em uma fazenda de 390 hectares com infra-estrutura própria para a produção Agropecuária. Mantém parcerias com instituições públicas e privadas e conta com vários laboratórios de aprendizagem, nos quais os alunos adquirem as competências e habilidades, preparando-os para ocupar um lugar de destaque no atual e competitivo mercado de trabalho.

MISSÃO

Formar cidadãos aptos a continuar seus estudos e exercer sua profissão de maneira competente e ética, preparados para participar ativamente das constantes mudanças e inovações do mundo do trabalho e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

VISÃO

Ser uma escola reconhecida pela excelência no ensino, formação integral de seus alunos e empregabilidade dos egressos.

No ano de 1972 foi inaugurado no Bairro Pouso Alegre de Baixo o “Colégio Técnico Agrícola de Jaú”, atual Escola Técnica Estadual “Professor Urias Ferreira” (Etec Profº Urias Ferreira), situada à Rodovia Deputado Leônidas Pacheco Ferreira, KM 313. A Etec Profº Urias Ferreira integra uma rede de 220 Escolas Técnicas (ETECs) e 66 Faculdades de Tecnologia (Tecnológica Paula Souza.

A ETEC Profº Urias Ferreira é um espaço de formação e informação, onde a aprendizagem das bases tecnológicas dos diferentes componentes curriculares, proporciona ao aluno a possibilidade da inserção no mercado de trabalho e a transformação das questões sociais que possa contribuir para a construção de um mundo cada vez melhor. A escola também não deixa de lado o lado humanístico da formação do técnico que iremos formar e valores que norteiam os princípios éticos estão intrínsecos em todo o processo de ensino, enfatizando os princípios de liberdade, solidariedade, respeito individual e coletivo.

A maioria dos alunos do ETIM Agropecuária são adolescentes entre 14 e 16 anos, os quais concluíram o Ensino Fundamental no ano anterior e estão em fase de adaptação nesta nova realidade, que é o Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, com uma carga horária de 40 aulas semanais. Para a obtenção de melhores resultados no processo de ensino aprendizagem é necessário também, envolver os educandos no desenvolvimento de projetos interdisciplinares para que os alunos possam correlacionar os conhecimentos e desta forma facilitar a aquisição de habilidades e competências propostas nos Planos de Cursos.

A ETEC também administra cinco classes descentralizadas, sendo três classes no município de Pederneiras, período noturno, com os cursos: Técnico em Administração, Técnico em Recursos Humanos e Técnico e Logística. Conta também neste município, com uma classe do Programa NOVOTEC INTEGRADO HÍBRIDO, em parceria com a Secretaria de Educação, do curso de Ensino Médio integrado ao Técnico em Administração; e no município de Torrinha, uma classe noturna do curso Técnico em Administração. Essas classes descentralizadas atendem a uma clientela mais heterogênea, com alunos trabalhadores, faixa etária maior, alunos que estavam fora do sistema formal de ensino há vários anos e outros que cursam o Ensino Médio concomitantemente com o Ensino Técnico. São alunos com uma vivência maior, experiências no trabalho e mais focados na aquisição de habilidades e competências propostas nos devidos cursos. Em sala de aula os alunos são motivados para o trabalho interdisciplinar, aceitam e participam ativamente no desenvolvimento de aulas através de projetos interdisciplinares e são orientados e preparados para a conclusão os projetos dentro do prazo previsto, ou seja dentro do semestre letivo, uma vez que os cursos são modulares/semestrais.

THIAGO VALENCISE

DIRETOR DA ETEC:

THIAGO VALENCISE

Gestão: 2021 – 2025

Formação: Administrador
Pós Graduação em Gestão de Pessoas
Pós Graduação em Administração e Gestão Escolar
professor da unidade desde 2011
Coordenador de Classe Descentralizada
Coordenador de Curso
Responsável pelo Laboratório de Informática

DIRETORA DE SERVIÇOS ACADÊMICOS DA ETEC: