Habilitação Profissional de Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio


COMPETÊNCIAS GERAIS

 

1. Identificação do curso

 

Denominação:

Técnico em Agropecuária

Eixo Tecnológico:

Recursos Naturais

Tipo de ensino:

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Modalidade:

Presencial – Regular

 

1ª Série: sem certificação técnica

 

1.      Avaliar riscos no trabalho rural.

 

2.      Dimensionar instalações agropecuárias.

 

3.      Monitorar a utilização das tecnologias de produção agroindustrial.

 

4.      Planejar e acompanhar a colheita e pós-colheita.

 

5.      Planejar, organizar e monitorar a propagação dos vegetais em ambientes protegidos (viveiros, casas de vegetação e outros) e a obtenção e preparo da produção animal (aquisição, preparo, conservação e armazenamento).

 

6.      Planejar, organizar e monitorar: os programas de nutrição e manejo alimentar em projetos zootécnicos; conduzir campos de produção de sementes.

 

1ª e 2ª Séries: Agente de Produção Vegetal

 

1.      Avaliar riscos no trabalho rural.

 

2.      Correlacionar os efeitos de poluentes sobre o meio ambiente e saúde.

 

3.      Dimensionar instalações agropecuárias.

 

4.      Dominar técnicas de conservação de solos.

 

5.      Elaborar cronograma físico financeiro.

 

6.      Identificar e aplicar técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos.

 

7.      Identificar famílias de organismos e microrganismos, diferenciando os benéficos e maléficos a qualidade e produtividade dos projetos agropecuários.

 

8.      Identificar os processos simbióticos, de absorção, translocação e os efeitos alelopáticos entre solo e planta, planejando ações referentes aos tratos culturais.

 

9.      Monitorar a utilização das tecnologias de produção agroindustrial.

 

10.    Planejar e acompanhar a colheita e pós-colheita.

 

11.    Planejar, organizar e monitorar a propagação dos vegetais em ambientes protegidos (viveiros, casas de vegetação e outros) e a obtenção e preparo da produção animal (aquisição, preparo, conservação e armazenamento); a exploração e manejo do solo de acordo com a sua capacidade de uso; as alternativas de otimização dos fatores climáticos e seus efeitos no crescimento e desenvolvimento das plantas e animais; a produção de compostos orgânicos; sistemas alternativos de produção vegetal e animal sustentável; programas de nutrição e manejo alimentar em projetos zootécnicos; - conduzir campos de produção de sementes.

 

 

1ª, 2ª e 3ª Séries: Técnico em Agropecuária

 

1.      Analisar as características econômicas, sociais e ambientais, identificando as atividades peculiares da área a serem implantadas e implementadas.

 

2.      Analisar e desenvolver textos técnicos e comerciais, de acordo com normas e convenções específicas.

 

3.      Aplicar métodos e programas de reprodução animal e melhoramento genético.

 

4.      Atuar respeitando os limites estabelecidos pelas leis e pelo código de ética profissional, bem como as diferenças locais, culturais e sociais.

 

5.      Avaliar os aspectos e o impacto do uso dos resíduos e defensivos agrícolas, o rendimento das máquinas e equipamentos e os riscos no trabalho rural.

 

6.      Comunicar-se oralmente e por escrito na língua inglesa e na língua espanhola, no contexto da área profissional.

 

7.      Conduzir campos de produção de sementes.

 

8.      Correlacionar os efeitos de poluentes sobre o meio ambiente e saúde.

 

9.      Dimensionar instalações agropecuárias.

 

10.    Dominar técnicas de conservação de solos e técnicas para demarcação e construção de curvas em nível e desnível, estradas e talhões.

 

11.    Elaborar cronograma físico-financeiro, laudos, perícias, pareceres, relatórios e projetos.

 

12.    Elaborar, aplicar e monitorar programas profiláticos, higiênicos e sanitários na produção animal e agroindustrial.

 

13.    Gerenciar empresas agropecuárias.

 

14.    Identificar e aplicar técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos.

 

15.    Identificar famílias de organismos e microrganismos, diferenciando os benéficos e maléficos a qualidade e produtividade dos projetos agropecuários.

 

16.    Identificar os processos simbióticos, de absorção, translocação e os efeitos alelopáticos entre solo e planta, planejando ações referentes aos tratos culturais.

 

17.    Implantar e gerenciar sistemas de controle de qualidade na produção agropecuária.

 

18.    Implantar projetos com uso de novas tecnologias de produção.

 

19.    Monitorar a utilização das tecnologias de produção agroindustrial.

 

20.    Monitorar e administrar empreendimentos agropecuários.

 

21.    Planejar e acompanhar a colheita e pós-colheita.

 

22.    Planejar e executar projetos acadêmicos com base na natureza e na complexidade das atividades.

 

23.    Planejar, organizar e monitorar a propagação dos vegetais em ambientes protegidos (viveiros, casas de vegetação e outros) e a obtenção e preparo da produção animal (aquisição, preparo, conservação e armazenamento); a exploração e manejo do solo de acordo com a sua capacidade de uso; as alternativas de otimização dos fatores climáticos e seus efeitos no crescimento e desenvolvimento das plantas e animais; a produção de compostos orgânicos; sistemas alternativos de produção vegetal e animal sustentável; programas de nutrição e manejo alimentar em projetos zootécnicos.

 

24.    Prestar assistência técnica e extensão rural aos produtores rurais, cooperativas agropecuárias e empresas.

 

25.    Selecionar e aplicar métodos de erradicação e controle de pragas, doenças e plantas daninhas, responsabilizando-se pela emissão de receitas de produtos agrotóxicos.

 

26.    Selecionar e utilizar aplicativos informatizados, a partir da avaliação das necessidades do usuário.

 

Competências gerais do ENEM (Matriz de Referência para o Exame Nacional do Ensino Médio) Eixos cognitivos (comuns a todas as áreas de conhecimento)

 

I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.

II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

 

III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.

 

IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

 

V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

 

 

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